Notícias de saúde

Teste rápido para COVID-19 é desenvolvido pena Grã-Bretanha

09 de novembro de 2020 (Bibliomed). Cientistas da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, anunciaram que desenvolveram um teste de diagnóstico rápido que pode detectar COVID-19 em menos de cinco minutos. Físicos da universidade disseram que o método usa software de inteligência artificial para detectar testes positivos do SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa o COVID-19, a partir de amostras negativas com alto grau de precisão. O teste também pode ser usado para identificar patógenos respiratórios comuns, incluindo influenza e coronavírus humanos sazonais.

O método analisa amostras de esfregaço de garganta sem a necessidade de extração do genoma, purificação ou amplificação dos vírus. Curtas fitas de DNA fluorescentes são usadas no processo para rotular as partículas do vírus do coronavírus, que são fotografadas ao microscópio. O software identifica rápida e automaticamente o vírus presente na amostra, analisando rótulos que produzem padrões distintos em vários tipos de patógenos.

Os pesquisadores explicam que, ao contrário de outras tecnologias que detectam uma resposta retardada de anticorpos ou que exigem uma preparação de amostra cara, tediosa e demorada, o método detecta rapidamente partículas virais intactas - o que significa que o ensaio é simples, extremamente rápido e de baixo custo. Segundo eles, quando desenvolvido, o dispositivo de teste será útil em condições desafiadoras - como quando o coronavírus está presente com os vírus da gripe sazonal, uma situação que alguns especialistas em saúde chamam de "twindemic."

Fonte: MedRxiv. DOI: 10.1101/2020.10.13.20212035.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários