Notícias de saúde

80% dos pacientes com COVID-19 sofrem de sintomas neurológicos

03 de novembro de 2020 (Bibliomed). Pesquisadores do Northwestern Memorial Hospital revelam que 8 em cada 10 pacientes hospitalizados com COVID-19 apresentam sintomas neurológicos, como dores musculares, dores de cabeça, tontura, encefalopatia e "névoa cerebral". A encefalopatia, que é caracterizada por função mental alterada variando de confusão leve ao coma, é a manifestação neurológica mais grave de COVID-19

Para este estudo, os pesquisadores analisaram os prontuários de mais de 500 pacientes hospitalizados por COVID-19 no sistema de saúde da Northwestern Medicine, com sede em Chicago. Os pesquisadores identificaram sintomas neurológicos em 42% dos pacientes quando seus sintomas COVID-19 surgiram, 63% dos pacientes quando hospitalizados e 82% dos pacientes em qualquer momento durante o curso do COVID-19.

Muitos pacientes relataram dores musculares (45%) e dores de cabeça (38%). Encefalopatia e tontura foram observadas em quase um terço dos pacientes. O estudo também descobriu que 16% tinham distúrbios do paladar e 11% tinham distúrbios do olfato.

Após a alta hospitalar, apenas 32% dos pacientes com encefalopatia foram capazes de cuidar de seus próprios assuntos, em comparação com 89% daqueles que não desenvolveram encefalopatia, mostraram os resultados. Além disso, a taxa de mortalidade em pacientes com encefalopatia foi muito maior (cerca de 22%) do que naqueles sem encefalopatia (3%).

Os pesquisadores buscam agora caracterizar os efeitos neurológicos de longo prazo do COVID-19 e os resultados cognitivos em pacientes com encefalopatia associada ao COVID-19. Para isso, eles estão estudando pacientes que receberam alta hospitalar, e também aqueles que nunca foram hospitalizados, mas sofrem com uma gama semelhante de problemas neurológicos. Os autores esperam que suas descobertas ajudem a moldar o cuidado de longho prazo para pessoas que sofrem de complicações neurológicas relacionadas ao COVID-19.

Fonte: Annals of Clinical and Translational Neurology. DOI: 10.1002/acn3.51210.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários