Notícias de saúde

Crianças negras têm duas vezes mais chances de morrer após a cirurgia do que crianças brancas

30 de outubro de 2020 (Bibliomed). As crianças negras têm duas vezes mais probabilidade do que as crianças brancas de morrer de complicações cirúrgicas, e as crianças de uma minoria têm cerca de metade das chances de até mesmo fazer uma cirurgia do que as crianças brancas, mostram dois novos estudos.

No primeiro estudo, os pesquisadores do Hospital Infantil Nationwide, nos Estados Unidos, descobriram que de quase 277.000 crianças que passaram por cirurgias em regime de internação entre 2012 e 2017, 10.425 sofreram uma complicação que exigiu cirurgia de acompanhamento e 209 morreram posteriormente. Dessas mortes, 135 pacientes eram brancos - 1,6% de todas as crianças brancas que sofreram uma complicação - e 74 eram negros - 3,7% de todas as crianças negras que sofreram uma complicação.

No segundo estudo, também realizado por uma equipe do  Hospital Infantil Nationwide, os pesquisadores analisaram os dados da U.S. National Health Interview Survey em mais de 227.000 crianças com 18 anos ou mais jovens, incluindo mais de 11.000 que tiveram cirurgia em regime de internamento ou ambulatório nos 12 meses anteriores. Depois de ajustar para fatores como saúde da criança, pobreza, seguro e nível de educação dos pais, os pesquisadores descobriram que crianças negras, asiáticas e hispânicas tinham cerca de metade das chances de crianças brancas fazerem cirurgia.

Os resultados foram apresentados no sábado na reunião anual da Sociedade Americana de Anestesiologistas, que foi realizada virtualmente entre os dias 02 e 05 de outubro, e a pesquisa é considerada preliminar até ser publicada em um periódico com revisão por pares.

Fonte: American Society of Anesthesiologists Annual Meeting. October 2 - 5, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários