Notícias de saúde

Política de drogas chinesas diminuiu mortes por overdose nos EUA

07 de outubro de 2020 (Bibliomed). Uma mudança nas regulamentações de fabricação de medicamentos da China desempenhou um papel mais significativo na redução das mortes por overdose relacionadas aos opioides nos Estados Unidos em 2018 do que qualquer iniciativa doméstica de saúde pública, revelou uma análise publicada no jornal Addiction.

Um declínio nas mortes por overdose em cinco estados - Flórida, Kentucky, Michigan, Ohio e Pensilvânia - de 2017 a 2018 coincidiu com uma queda nas apreensões do opioide carfentanil pelas autoridades policiais no mesmo período. A redução nas mortes por overdose nesses estados foi responsável por quase 100% do declínio nacional total em 2018, eles disseram.

O carfentanil é 10.000 vezes mais poderoso do que a morfina e não tem uso médico aprovado em humanos. O medicamento começou a aparecer nas apreensões de drogas policiais em 2016 e atingiu o pico em 2017, antes de cair repentinamente em 2018. O pico de 2017 se concentrou nos cinco estados incluídos na análise.
Em 2017, a China adicionou carfentanil à sua lista de substâncias controladas, e o fornecimento dos EUA acabou secando, coincidindo com a queda de 2018 nas mortes por overdose.

Os opioides foram a principal causa de mortes por overdose de drogas nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2019, de acordo com dados divulgados recentemente pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Para o estudo, os pesquisadores cruzaram os dados de overdose de drogas do CDC com as informações da U.S. Drug Enforcement Administration sobre os tipos de drogas apreendidas e enviadas aos laboratórios criminais estaduais. Grande parte dos Estados Unidos tem passado por uma "epidemia" de uso ilegal de opioides e mortes por overdose nos últimos 40 anos, causando mais de 1 milhão de mortes, com base nas estimativas da agência.

O número de mortes por overdose nos Estados Unidos dobrou aproximadamente a cada 11 anos. No entanto, em 2018, a taxa caiu 4,1%, a primeira queda nas mortes por overdose desde 1990, embora os dados provisórios de 2019 do CDC mostrem uma recuperação de 5,6% nas mortes por overdose desde então.

A preocupação dos pesquisadores é que os legisladores passem interpretar a retração nas mortes por overdose como uma evidência de uma resposta nacional especialmente eficaz ou o início de uma tendência de longo prazo, o que não é evidenciado pelos dados. Para os autores, quando os formuladores de políticas acreditam que um problema está resolvido, a história mostra que o financiamento é priorizado para outros esforços, e ressaltam que a epidemia de overdose de drogas não foi resolvida.

Fonte: Addiction. National Institutes of Health. K01DA048985.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários