Notícias de saúde

Pandemia aumentou mortes por overdose entre gestantes

20 de abril de 2023 (Bibliomed). Em mais um sinal preocupante dos danos generalizados e das vítimas vulneráveis do Covid-19, as mortes por overdose de drogas entre grávidas e puérperas nos Estados Unidos aumentaram acentuadamente nos últimos anos - especialmente em 2020, coincidindo com o início da pandemia.

A mortalidade por overdose de drogas aumentou cerca de 81% desde a pré-pandemia de 2017 a 2020 - e, embora as mortes por overdose associadas à gravidez envolvendo benzodiazepínicos, heroína e opioides prescritos tenham permanecido estáveis durante esse período, ocorreram grandes picos de mortes envolvendo fentanil, metanfetaminas e cocaína. Os aumentos nas mortes envolvidas com fentanil foram especialmente marcantes em 2020, quase dobrando.

Realizado na Universidade de Columbia, nos EUA, mostrou que das 7.642 mortes associadas à gravidez que ocorreram entre grávidas e puérperas durante o período de quatro anos do estudo, os pesquisadores descobriram que 1.249 resultaram de overdose de drogas.

Essas mortes foram identificadas a partir de uma análise dos dados nacionais de certidões de óbito, que incluem informações sobre se a morte ocorreu entre uma pessoa que estava grávida ou recentemente.

Os pesquisadores calcularam as taxas anuais de mortalidade por overdose e examinaram os tipos específicos de drogas envolvidos em cada overdose. Para comparação, eles também calcularam as taxas de mortalidade por overdose entre mulheres em idade reprodutiva em geral: que não estavam grávidas.

Durante o período de quatro anos, a taxa de mortalidade por overdose de drogas em mulheres grávidas ou no pós-parto aumentou mais de 80%, chegando a 11,85 por 100.000 em 2020. Isso comparado a um aumento de 38% entre as mulheres em idade reprodutiva em geral durante o mesmo período.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2022.17045.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários