Notícias de saúde

Portugal recrutará 12 mil voluntários para estudo sobre COVID-19

10 de setembro de 2020 (Bibliomed). Estudo do Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes da Universidade de Lisboa, em Portugal, está recrutando voluntários para um estudo sobre a prevalência da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). A instituição pretende recrutar 12 mil voluntários para aferir a prevalência da infecção pelo SARS-CoV-2 no país.

Os pesquisadores realizarão testes sorológicos para detecção de anticorpos para o novo coronavírus, sem custos para os voluntários, até o dia 07 de outubro de 2020 em 314 postos de colheita do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa. Os resultados do estudo, apresentado como "o primeiro painel serológico para a covid-19 de cobertura nacional alargada", são esperados no fim de outubro e visam oferecer aos pesquisadores uma avaliação mais completa sobre a prevalência da infecção no país.

De acordo com os autores, o painel sorológico será constituído decorridos seis meses sobre o início da pandemia em Portugal, após um período de confinamento e outro de desconfinamento e depois das férias do verão, em pessoas que estiveram foram ao país, e terá com base três grupos etários: menores de 18 anos; entre 18 e 54 anos; e acima de 55 anos, sendo os dois últimos grupos representando mais de 81% dos voluntários. O estudo vai considerar, também, a densidade populacional das regiões (baixa, média e elevada).

Além do exame sorológico, os participantes do estudo serão submetidos a uma pesquisa médica para identificação de doenças crônicas, vacinação contra tuberculose e gripe, e se são assintomáticas.
Quem deseja se voluntariar, pode entrar em contato pelo telefone 808 100 062 (entre 09h e 18h) ou pelo clicando AQUI.

Fonte: Universidade de Lisboa. Press-release. Setembro de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários