Notícias de saúde

Estudos iniciais mostram: vacina Russa é capaz de gerar anticorpos protetores contra COVID-19

06 de setembro de 2020 (Bibliomed). Estudos de fases 1 e 2 (consideradas fases inicias) da vacina russa Sputnik V contra o coronavírus causador da COVID-19, revela que todos os 76 voluntários participantes desenvolveram anticorpos contra o vírus. É o que indica artigos publicados nesta última sexta-feira na revista médica The Lancet.

De acordo com os estudos, os níveis de resposta de anticorpos foram semelhantes à resposta imune que as pessoas tiveram após se recuperarem naturalmente de COVID-19. Ainda, os resultados dos estudos também sugerem que as vacinas produzem uma resposta de células T em 28 dias. As células T, outro componente do sistema imunológico, guardam uma memória de defesa do organismo, levando a uma proteção mais duradoura contra o vírus.

Ocorreram efeitos colaterais relacionados à vacina, mas foram considerados leves pelos autores das pesquisas. Metade dos participantes desenvolveu febres e 42% desenvolveram dores de cabeça. Além disso, cerca de 28% sentiram fraqueza e 24% dores nas articulações.

Embora os resultados sejam positivos e encorajadores, apenas os testes da chamada Fase 3, com um maior número de voluntários, podem confirmar se a vacina realmente previne a doença COVID-19.

Fonte: The Lancet. September 4th, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários