Notícias de saúde

Crianças Deprimidas Podem Ter Sintomas Atípicos

NOVA YORK (Reuters Health) - Cerca de 16 por cento de crianças e adolescentes deprimidos têm sintomas que não se encaixam na definição clássica de depressão, informou novo estudo.

Sabe-se que alguns adultos podem sofrer da chamada depressão atípica, mas o estudo é o primeiro a abordar o problema em crianças.

Nos casos de depressão atípica, a pessoa apresenta humor reativo, significando que seu estado de espírito pode ser alterado por uma situação externa, segundo Douglas E. Williamson da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, que chefiou o estudo. Já as pessoas com depressão típica tendem a permanecer retraídas mesmo quando coisas positivas acontecem, disse o especialista à Reuters Health.

Além do humor reativo, as pessoas com depressão atípica apresentam pelo menos um sintoma como aumento de apetite, ganho de peso, aumento do sono e movimentos lentos. Williamson explicou que pessoas deprimidas geralmente têm problemas para dormir, mas deprimidos atípicos dormem muito mais que o usual.

A depressão atípica tem sido estudada em adultos, mas pouco em crianças. Os pesquisadores realizaram um estudo para verificar se o distúrbio é comum entre crianças e adolescentes deprimidos. Durante 10 anos, avaliaram cerca de mil crianças e jovens com depressão.

De acordo com o trabalho publicado na edição de outubro do Journal of American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, quase 16 por cento das crianças e adolescentes se encaixam no critério dos sintomas de depressão atípica.

Alguns estudos verificaram uma incidência mais alta em adultos, mas a equipe de Williamson admite que pode ter subestimado a porcentagem de crianças com depressão atípica. Os pesquisadores informaram que um sintoma -- ser especialmente sensível a comentários de outras pessoas -- não foi incluído no estudo atual.

Williamson estimulou os pais a prestar atenção a mudanças no comportamento das crianças que podiam não ser associadas à depressão, como súbito aumento no apetite, ganho de peso, sono excessivo e maior sensibilidade para comentários de outras pessoas, que podem ser sinais precoces de depressão.

Os pesquisadores de Pittsburgh informaram que é muito cedo para dizer se alguns tratamentos serão mais efetivos que outros nos casos de depressão atípica em crianças.

Estudos sobre tratamentos com medicamentos, terapia ou a combinação de ambos, podem ser úteis para determinar se os resultados variam conforme os sintomas das crianças, informou Willianson.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários