Notícias de saúde

Surto de pneumonia atípica atinge população em Manaus

São Paulo, 16 de abril de 2001(eHealthLA). A cidade de Manaus tem um surto de um tipo raro de pneumonia. Uma equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) encontra-se em Manaus para investigação da pneumonia atípica. O agente da doença, no entanto, ainda não foi identificado em nenhum dos casos. As hipóteses para a causa do surto apontam para microorganismos como micoplasma, influenza, adenovírus, clamídia e Legionella sp ou hipersensibilidade a drogas ou inseticidas.

Até o dia 10 de abril, foram confirmados 68 casos, sem ocorrência de óbitos. Os sintomas predominantes da pneumonia atípica que causou surto na região são: tosse, dificuldade de respiração, febre, dores musculares, dor de cabeça, calafrios, diarréia e vômitos. Os acometidos são, na maioria, moradores do bairro Alvorada, zona Centro-Oeste da capital amazonense.

Segundo Bernardino Albuquerque, da Fundação de Medicina Tropical (FMT) de Manaus, o essencial agora é identificar o agente infeccioso, para saber qual medicamento aplicar. “Não temos como prever qual será a incidência de novos casos nos próximos dias. Por isso a Fundação preparou duas alas com sistemas e equipamentos de isolamento”, explicou. Uma auxiliar de enfermagem da FMT já contraiu a doença e está internada. Representantes do Ministério da Saúde (Funasa) encontram-se a Manaus para ajudar os técnicos locais a identificarem o agente da doença, que, de acordo com a FMT, pode ser um vírus ou uma bactéria.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários