Notícias de saúde

Coronavírus pode atacar sistema nervoso central

17 de agosto de 2020 (Bibliomed). A depressão e a ansiedade exibidas nos pacientes com COVID-19 podem ser um sinal de que o vírus afeta o sistema nervoso central, pois esses sintomas estão intimamente associados a uma perda de olfato e paladar, em vez de manifestações mais graves do vírus, de acordo com um estudo publicado na revista The Laryngoscope.

O estudo, realizado na Suíça, foi feito via telefone para avaliar a existência e a gravidade dos sintomas exibidos por 114 pacientes positivos para o COVID-19. Dois questionários foram utilizados para medir os níveis de depressão e ansiedade entre os participantes, antes e após o diagnóstico do COVID-19.

Os autores também avaliaram a gravidade da perda de olfato ou paladar, obstrução nasal, produção excessiva de muco, febre, tosse e falta de ar entre os participantes durante a infecção por COVID-19, para determinar se os sintomas de depressão e ansiedade entre os pacientes com COVID-19 estão ligados a outras características da doença.

Os resultados mostraram que a depressão e a ansiedade estavam mais associadas a uma perda de olfato e paladar do que aos sintomas mais graves do COVID-19, como falta de ar, febre e tosse, que são mais propensos a ser um sinal de doença grave ou morte. A associação entre esses sintomas psicológicos e a perda de olfato e paladar pode indicar uma nova conclusão: depressão e ansiedade em pacientes com COVID-19 é um sinal de que o vírus está afetando o sistema nervoso central.

Para os pesquisadores, os sintomas de angustia psicológica, como humor deprimido e ansiedade, são sintomas do sistema nervoso central se estiverem associados apenas à diminuição do olfato, o que pode indicar que o vírus está infectando neurônios olfativos, diminuindo o olfato e, em seguida, usando o trato olfativo para entrar no sintoma nervoso central.

Fonte: The Laryngoscope. DOI: 10.1002/lary.28964.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários