Notícias de saúde

Anti-inflamatório pode ser o primeiro a diminuir a evolução da artrite

11 de agosto de 2020 (Bibliomed). Atualmente, não existem medicamentos que possam desacelerar a forma comum de artrite que atinge os joelhos e quadris durante o envelhecimento. Mas um novo estudo sugere que o canakinumab, um anti-inflamatório poderoso e caro, pode potencialmente fazer isso.

O medicamento, também conhecido como Ilaris, é usado para certas condições reumáticas raras, marcadas por inflamação generalizada. Eles incluem artrite idiopática juvenil, onde o sistema imunológico ataca por engano o revestimento das articulações.

As novas descobertas sugerem que a droga pode ser promissora para aliviar o tipo altamente comum de artrite que se instala com a idade: a osteoartrite.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão a partir de um ensaio clínico que envolveu mais de 10.000 pessoas que sofreram um ataque cardíaco. O objetivo era utilizar o canakinumab em conjunto com medicamentos padrão para reduzir o risco de um ataque cardíaco repetido. Metade dos pacientes foram aleatoriamente designados para tomar o medicamento, enquanto a outra metade usou placebo. Canakinumab foi tomado por injeção, uma vez a cada três meses.

Os resultados mostraram que, durante aproximadamente quatro anos, os pacientes que tomavam canakinumab tinham de 40% a 47% menos chances de precisar de cirurgia de substituição articular, em comparação ao grupo placebo.

Havia um elemento chave no estudo: todos os pacientes apresentavam níveis sanguíneos elevados de proteína C-reativa (PCR), que é um marcador de inflamação crônica de baixo grau no corpo, o que, segundo os pesquisadores, levanta uma possibilidade interessante. Talvez haja um grupo de pacientes com artrite - aqueles com alta PCR - com maior probabilidade de se beneficiarem do canakinumab.

Como o medicamento inibe um produto químico do sistema imunológico, o principal risco é que ele pode deixar as pessoas mais vulneráveis ??a infecções graves. No teste de doenças cardíacas, os pacientes que receberam canakinumab tiveram um risco um pouco menor de ataque cardíaco, mas também tiveram uma taxa mais alta de infecções fatais - embora o risco seja baixo em geral.

Se for comprovado que o canakinumab impede a substituição das articulações, haverá uma questão prática - o elevado preço do medicamento, que chega a milhares de dólares por injeção. Em 2018, a Food and Drug Administration dos Estados Unidos rejeitou a tentativa da Novartis, empresa que fabrica o medicamento, de aprovar o canakinumab para doenças cardíacas. Alguns especialistas em cardiologia concluíram que o benefício era pequeno demais para justificar a expansão de seu uso.

A grande limitação do estudo é justamente o fato de que ele não foi projetado para testar a droga para osteoartrite, mas sim para analisar seus efeitos para impedir ataques cardíacos em pessoas de alto risco.

Fonte: Annals of Internal Medicine. DOI: 10.7326/M20-0527.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários