Notícias de saúde

Relatório Denuncia Desigualdade Entre Sexos no Sul da Ásia

ISLAMABAD, Paquistão (Reuters) - Uma organização financiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) informou na quinta-feira que as mulheres do sul da Ásia podem trabalhar da manhã à noite, mas sua contribuição econômica é pouco reconhecida.

O acesso das mulheres à saúde, educação e outras instituições está longe do vivido pelos homens, informou o relatório anual do Centro para o Desenvolvimento Humano Mahbub-ul-Haq, em Islamabad.

O documento sobre desenvolvimento humano no sul da Ásia apelou para que as instituições com atuação nacional ou mundial ajudem as mulheres a alcançar a igualdade.

"As mulheres do sul da Ásia permanecem atrás dos homens no que se refere a direitos humanos básicos, não têm uma participação igual à dos homens em instituições educacionais, mercado de trabalho ou governo", informou o documento.

Conforme o relatório, o sul da Ásia tem as taxas mais baixas de alfabetização e a maior diferença entre os índices de alfabetização masculina e feminina: 64,1 por cento e 37,2 por cento, respectivamente em 1997.

A população do sul da Ásia representa aproximadamente 21 por cento da população mundial de mulheres, mas contribui como 44 por cento da população mundial de mulheres analfabetas.

"A discriminação contra as mulheres sul-asiáticas começa antes do nascimento", informou o relatório.

"O assassinato de fetos e infanticídio, negligência à saúde, práticas de alimentação diferenciadas por gênero combinados a uma carga de trabalho pesada são manifestações da preferência pelos filhos homens e de estruturas patriarcais que prevalecem em toda a região", disse o documento.

"O sul da Ásia tem uma das maiores distorções mundiais da proporção sexual, há apenas 940 para cada mil homens."

Conforme estatísticas regionais, a participação econômica das mulheres é uma simples fração da participação dos homens. Embora o sul da Ásia tenha ostentado mulheres na chefia dos governos na Índia, Paquistão, Bangladesh e Sri Lanka, as mulheres da região têm uma representação política muito pequena com apenas 7 por cento do Parlamento, informou o documento.

Conforme o relatório, a renda per capita das mulheres da região, de 874 dólares, é menor que em qualquer outra região no mundo.

Mahbub-ul-Haq era um economista paquistanês que teve um papel fundamental no desenvolvimento dos índices de desenvolvimento humano, uma ferramenta econômica usada para analisar a qualidade de vida.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários