Notícias de saúde

Desnutrição aumenta o risco de COVID-19

14 de maio de 2020 (Bibliomed). A desnutrição está tornando centenas de milhões de pessoas em todo o mundo mais vulneráveis ??à doença por coronavírus, disse uma nova auditoria apoiada pela Organizações das Nações Unidas (ONU) na terça-feira (12/05).

O Relatório Global de Nutrição 2020, uma avaliação anual independente de alimentos e nutrição, disse que a maioria das pessoas não tem acesso a alimentos saudáveis ??ou não pode pagar. De acordo com o relatório, a desigualdade nutricional ameaça a saúde de cerca de 820 milhões de pessoas. Essa desigualdade existe globalmente, com mais sistemas agrícolas favorecendo alimentos baratos e altamente processados ??do que a nutrição.

"Todo mundo merece acesso a alimentos saudáveis, acessíveis e nutrição de qualidade", disseram os pesquisadores em um sumário executivo. "Esse acesso é dificultado por desigualdades mais profundas que surgem de sistemas e processos injustos que estruturam as condições de vida cotidianas".

A desnutrição generalizada tornou muitos ainda mais suscetíveis a contrair a doença do coronavírus, disseram os pesquisadores. "A ênfase do Relatório Global de Nutrição no bem-estar nutricional para todos, principalmente os mais vulneráveis, tem um significado maior diante dessa nova ameaça global. A necessidade de sistemas alimentares e de saúde mais equitativos, resilientes e sustentáveis ??nunca foi tão urgente", observaram.

O estudo disse que há uma necessidade séria de uma "agenda pró-equidade que integre a nutrição" entre sistemas inadequados de alimentos e saúde. "Com apenas cinco anos para cumprir as metas globais de nutrição para 2025, o tempo está se esgotando", afirma o relatório de 168 páginas. "Devemos focar em ações onde a necessidade é maior para obter o máximo impacto".

De acordo com a auditoria, uma em cada nove pessoas no mundo está com fome, enquanto uma em cada três está acima do peso ou obesa, principalmente nos países mais ricos. Novas análises mostram que os padrões globais e nacionais ocultam as desigualdades entre países e comunidades, com os grupos vulneráveis ??sendo os mais afetados. "O baixo peso persiste nos países mais pobres, com uma taxa dez vezes maior em comparação aos países mais ricos. Em contraste, o excesso de peso e a obesidade prevalecem nos países mais ricos, até cinco vezes mais", diz.

Fonte: Organizações das Nações Unidas. May 12, 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários