Notícias de saúde

Mortalidade global por isquemia cardíaca caiu nos últimos anos

28 de maio de 2014 (Bibliomed). A doença isquêmica cardíaca (DIC) é a principal causa de morte no mundo. Um recente estudo estimou a mortalidade global e regional por doença isquêmica cardíaca no período de 1980 a 2010. As fontes pesquisadas foram os dados de vigilância em cada país, autópsias, e os dados de registros vitais.

Foram avaliadas 21 regiões em todo o mundo. Globalmente, a mortalidade por DIC padronizada por idade diminuiu desde a década de 1980, e nas regiões de alta renda (especialmente Austrália-Ásia, Europa Ocidental e América do Norte), que experimentaram os declínios mais notáveis. A mortalidade por DIC padronizada por idade aumentou nos países da antiga União Soviética e no sul da Ásia nos anos 1990 e reduziu-se depois de 2000. Em 2010, a Europa Oriental e Ásia Central tiveram as taxas mais altas de mortalidade por DIC padronizada por idade. Mais mortes por DIC ocorreram no sul da Ásia em 2010 do que em qualquer outra região. Em média, as mortes por DIC no sul da Ásia, norte da África, no Oriente Médio e na África Subsaariana ocorreram em idades mais jovens em comparação com a maioria das outras regiões.

Portanto, na maioria das regiões do mundo, especialmente em regiões de alta renda, as taxas de mortalidade por doença isquêmica cardíaca padronizadas por idade diminuíram significativamente desde 1980. As altas taxas de mortalidade na Europa Oriental, Ásia Central e do Sul da Ásia apontam para uma necessidade de prevenir e controlar fatores de risco estabelecidos nessas regiões e para a investigação dos determinantes ambientais e comportamentais de maior mortalidade por DIC.

A pesquisa foi publicada na revista Circulation.

Fonte: Circulation. 2014; 129: 1483-1492.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários