Notícias de saúde

Terapia com TEPT não desencadeia recaída de drogas em pacientes dependentes

05 de agosto de 2020 (Bibliomed). Aproximadamente um quarto das pessoas com transtornos relacionados ao uso de drogas ou álcool também tem transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), geralmente causado por um evento traumático ou estressante da vida. A terapia cognitivo-comportamental é o principal tratamento para TEPT, mas alguns profissionais relutam em usá-la em pacientes com dependência. A preocupação é que pensar e falar sobre eventos traumáticos pode causar uma recaída de drogas ou álcool.

Contudo, novo estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, mostrou que a terapia de conversação para o TEPT não parece aumentar o risco de recaída dos pacientes em tratamento de dependência.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram mudanças nos desejos de 44 pacientes por opióides ou outras drogas, relatados pelo uso de drogas e saúde mental antes e depois do início da terapia de conversação.

Os pesquisadores não encontraram aumento no uso de drogas ou em casos relatados de estresse após as sessões de terapia para tratar o TEPT. Na nona sessão de terapia, os escores de gravidade do TEPT haviam caído em média 54%.

Este estudo foi resultado de um projeto maior sobre como fazer com que pacientes em tratamento de dependência frequentemente relutantes se submetam à terapia de conversação para TEPT.

Para os autores, os resultados apontam evidências de que o tratamento do TEPT não afeta a recuperação, os pacientes podem solicitar terapia e os prestadores de serviços de saúde mental têm o dever de disponibilizá-la.

Fonte: Journal of Traumatic Stress. DOI: 10.1002/jts.22546.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários