Notícias de saúde

Estudo indica que os anticorpos COVID-19 podem desaparecer após meses

21 de julho de 2020 (Bibliomed). Um estudo descobriu que os anticorpos COVID-19 podem diminuir rapidamente dentro de três meses após o pico, o que significa que qualquer nova vacina contra a doença pode oferecer apenas proteção temporária.

A pesquisa do King's College London ainda não foi revisada por pares, mas contribui para um crescente corpo de evidências sugerindo que o corpo humano não pode produzir anticorpos de longo prazo contra o SARS-CoV-2, o novo coronavírus responsável pelo COVID-19.

Os resultados do estudo, que envolveu mais de 90 pacientes e profissionais de saúde de hospitais britânicos, mostraram que apenas 17% dos que produziram uma forte resposta de anticorpos ao vírus conseguiram manter essa potência após três meses. Os níveis de anticorpos caíram 23 vezes e desapareceram em alguns casos, disseram os pesquisadores.

Os pesquisadores explicam que, inicialmente, as pessoas estão produzindo uma resposta razoável de anticorpos ao vírus, mas esta está diminuindo em um curto período de tempo e o quão alto é o pico da produção que determina quanto tempo os anticorpos permanecem ativos.

Estudos anteriores realizados na China e na Espanha também sugeriram que a imunidade ao COVID-19 pode diminuir com o tempo. De acordo com os autores, os resultados também levantam algumas dúvidas sobre a eficácia das estratégias de "imunidade do rebanho", que se baseiam no pressuposto de que as populações não podem ser reinfetadas uma vez expostas ao vírus.

Fonte: King's College London News release. DOI: 10.1101/2020.07.09.20148429v1.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários