Notícias de saúde

Sono ruim pode aumentar risco de morte

15 de julho de 2020 (Bibliomed). O sono profundo é essencial para uma boa saúde e dormir pouco pode encurtar o tempo de vida, sugere um novo estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Conhecido como sono REM, ou movimento rápido dos olhos, ele ocorre quando os sonhos ocorrem e o corpo se recupera do dia.

O estudo incluiu mais de 2.600 homens, com idade média de 76 anos, que foram acompanhados por uma mediana de 12 anos. Eles também coletaram dados de quase 1.400 homens e mulheres, com idade média de 52 anos, que fizeram parte de outro estudo e foram acompanhados por uma mediana de 21 anos.

O sono REM ruim estava ligado à morte prematura por qualquer causa, bem como à morte por doenças cardiovasculares e outras, descobriram os pesquisadores. As ligações do sono REM à mortalidade foram semelhantes nos dois grupos. De acordo com os resultados, para cada redução de 5% no sono REM, as taxas de mortalidade aumentam de 13% a 17% entre adultos mais velhos e de meia idade.

Os pesquisadores explicam que o sono REM parece ser um preditor confiável de mortalidade e pode ter outros valores preditivos de saúde, e que estratégias para preservá-lo podem influenciar as terapias clínicas e reduzir o risco de mortalidade, principalmente para adultos com menos de 15% do sono REM.

Estudos anteriores se concentraram no tempo total de sono e mostraram que tanto o sono insuficiente quanto o total do sono podem estar associados a um risco aumentado de morte precoce.

Os pesquisadores explicam que, durante o sono, uma pessoa passa por diferentes estágios, incluindo o sono REM. Segundo eles, os profissionais de saúde precisam procurar condições que podem afetar o sono dos pacientes, como apneia obstrutiva do sono, que podem reduzir o REM, e devem estar cientes de que alguns medicamentos prescritos podem interferir nos padrões do sono.

Fonte: JAMA Neurology. DOI: 10.1001/jamaneurol.2020.2108.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários