Notícias de saúde

Dormir cinco horas ou menos aumenta o risco de doenças crônicas

18 de maio de 2023 (Bibliomed). Pessoas mais velhas que dormem cinco horas ou menos por noite podem ter um risco maior de desenvolver doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, cânceres e diabetes, quando comparadas com pessoas que dormem mais horas.

A pesquisa acompanhou o impacto da duração do sono na saúde de mais de 7.000 homens e mulheres com idades entre 50 e 70 anos. Isso foi feito por meio de um acompanhamento de 25 anos dos participantes do estudo de coorte Whitehall II envolvendo membros do serviço civil britânico.

Os pesquisadores britânicos e franceses, liderados pela University College London, descobriram que dormir por cinco horas ou menos aos 50, 60 e 70 anos estava associado a um aumento de 30% a 40% no risco de desenvolver várias doenças crônicas em comparação com pessoas que dormiam por até sete horas.

Os pesquisadores também examinaram a relação entre a duração do sono noturno de cada participante e a mortalidade. Eles descobriram que o sono noturno que durava cinco horas ou menos aos 50 anos estava associado a um aumento de 25% no risco de morte nos 25 anos de acompanhamento. Isso ocorre principalmente porque a curta duração do sono aumenta o risco de doenças crônicas que, por sua vez, aumentam o risco de morte.

Os cientistas também analisaram se dormir nove horas ou mais afetava os resultados de saúde, mas não encontraram uma ligação clara entre essa duração do sono e o desenvolvimento de doenças crônicas em pessoas saudáveis ??aos 50 anos. No entanto, para os indivíduos já diagnosticados com uma condição crônica, esse sono prolongado foi associado a um risco aumentado de aproximadamente 35% de desenvolver outra doença, possivelmente devido a condições de saúde subjacentes que afetam o sono.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1004109.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários