Notícias de saúde

COVID-19 pode aumentar o risco de danos cerebrais

08 de julho de 2020 (Bibliomed). Pacientes com COVID-19 grave podem estar em risco de uma variedade de complicações cerebrais, variando de acidente vascular cerebral (AVC) a psicose, sugere estudo da Universidade de Liverpool e da University College London, no Reino Unido.

O estudo, descrito como o primeiro exame nacional de complicações neurológicas da infecção pelo novo coronavírus, analisou 125 pacientes com COVID-19 tratados em hospitais do Reino Unido durante abril. Os pesquisadores se concentraram apenas em casos que eram graves o suficiente para exigir hospitalização.

A complicação cerebral mais comum foi o AVC, que ocorreu em 77 pacientes, dos 57 foram causados ​​por um coágulo sanguíneo no cérebro, nove por sangramento no cérebro (derrame) e um por inflamação nos vasos sanguíneos do cérebro. A maioria dos pacientes que tiveram um acidente vascular cerebral tinha mais de 60 anos de idade.

Trinta e nove pacientes experimentaram confusão ou mudanças de comportamento que sugeriam que eles tinham um estado mental alterado. Desses, nove tiveram disfunção cerebral não especificada (encefalopatia), sete tiveram inflamação no cérebro (encefalite) e 23 foram diagnosticados com problemas psiquiátricos.

Noventa e dois por cento dos diagnósticos psiquiátricos eram considerados novos. Dez pacientes tiveram uma psicose de início recente, seis apresentavam demência e sete apresentavam sinais de um distúrbio de humor, incluindo depressão e ansiedade, segundo o estudo. Dos pacientes com estado mental alterado, 49% tinham menos de 60 anos.

Para os autores do estudo, os resultados podem ajudar a orientar futuras pesquisas sobre as complicações neurológicas do COVID-19 e podem levar a tratamentos. Eles ressaltam que os pesquisadores também precisam entender complicações cerebrais em pacientes com COVID-19 que não estão doentes o suficiente para serem hospitalizados.

Fonte: The Lancet Psychiatry. DOI: 10.1016/S2215-0366(20)30287-X.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários