Notícias de saúde
08 de julho de 2020 (Bibliomed). O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, ordenou a inspeção de refeições servidas em pré-escolas e creches em todo o país após um surto de uma doença que pode causar insuficiência renal em crianças. O surto foi registrado pela primeira vez em 16 de junho, quando várias crianças da escola de Ansan exibiram sintomas de intoxicação alimentar.
O possível surto de síndrome hemolítica urêmica, às vezes referida como “doença de hambúrguer”, entre crianças de um jardim de infância em Ansan, província de Gyeonggi, causou preocupação no governo sul-coreano, que pediu às autoridades sanitárias que “façam todos os esforços nas verificações de higiene das instalações”.
O serviço de notícias local Newsis informou que as autoridades de saúde sul-coreanas testaram um total de 202 pessoas, incluindo crianças, suas famílias e professores, quanto à E. coli enterohemorrágica, ou EHEC. Sabe-se que o EHEC causa cólicas abdominais, diarreia com e sem sangue, fadiga e náusea. A síndrome hemolítica urêmica é uma complicação potencialmente fatal do EHEC que danifica os rins.
Segundo as autoridades do país, das pessoas testadas, 102 apresentaram sintomas de infecção por EHEC e 57 testaram positivas para a à E. coli enterohemorrágica. Ao todo, 24 pessoas foram hospitalizadas, incluindo 21 crianças e três de seus familiares. Quinze crianças estão apresentando sintomas de SHU, e quatro desses pacientes gravemente enfermos estão em diálise por problemas nos rins.
O SHU é uma condição rara que afeta principalmente crianças menores de 10 anos. Desde 2016, a doença está ligada a risoles de carne mal cozida servidos em uma cadeia de restaurantes de fast food dos EUA na Coréia do Sul.
Fonte: United Press International. World News. June 2020.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Veja também