Notícias de saúde

Pandemia está longe de acabar, diz OMS

01 de julho de 2020 (Bibliomed). O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou segunda-feira (29/06) que a pandemia de coronavírus "não está perto de terminar". O anúncio veio um dia depois que o mundo alcançou marcos sombrios de 10 milhões de casos e 500.000 mortes.

Ghebreyesus disse em uma videoconferência da sede da agência em Genebra, Suíça, que, apesar de "medidas sem precedentes para suprimir a transmissão e salvar vidas", o vírus não foi completamente parado.
"Embora muitos países tenham feito algum progresso, globalmente, a pandemia está realmente se acelerando", disse ele. "Todos nós queremos que isso acabe. Todos queremos continuar com nossas vidas, mas a dura realidade é que isso não está nem perto de acabar".

Ghebreyesus citou estatísticas da OMS mostrando quase 180.000 novas infecções em todo o mundo nas últimas 24 horas (dia 28/06), incluindo 44.000 novos casos nos Estados Unidos e 39.000 no Brasil. Os números crescentes, disse ele, ilustram que bilhões de pessoas ainda correm risco de infecção, mesmo que muitos países estejam adotando medidas rigorosas de combate ao vírus.

Desde os primeiros sinais da pandemia, em janeiro, Ghebreyesus pediu que os governos do mundo investissem mais recursos na identificação de pessoas que poderiam ter sido expostas por meio de rastreamento de contatos e outras medidas básicas. "Este vírus ainda tem muito espaço para se mover", disse ele. "O vírus está se espalhando agressivamente".

Fonte: United Press Internation. June 29, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários