Notícias de saúde

COVID-19 se espalha mais rápido do que a distribuição da vacina

15 de junho de 2021 (Bibliomed). A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o COVID-19 está se espalhando mais rápido do que a distribuição global de vacinas e que, embora acolha o compromisso do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo) de compartilhar centenas de milhões de doses, é necessário mais para acabar com a pandemia.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse a repórteres da sede da agência em Genebra, Suíça, na segunda-feira (14/06) que a promessa do G7 de fornecer um bilhão de doses nos próximos dois anos é uma grande ajuda, mas muito mais são necessários. Segundo ele, para acabar com a pandemia até a cúpula do G7 na Alemanha, no ano que vem, são necessárias 11 bilhões de doses.

"Precisamos de mais e mais rápido. No momento, o vírus está se movendo mais rápido do que a distribuição global de vacinas", disse Ghebreyesus. Ele ressaltou que há doses suficientes para reduzir a transmissão e salvar vidas se elas fossem distribuídas onde são necessárias - e não no próximo ano, mas agora.

A urgência surge em meio à disseminação de variantes altamente contagiosas do vírus que ameaçam a eficácia das vacinas atuais. Apesar do número de novos casos de COVID-19 caindo globalmente, as mortes não caíram tão rapidamente e o declínio geral mascara aumenta em muitos outros países, como os da África, disse Ghebreyesus.

A OMS e as Nações Unidas, organizações que têm alertado contra o nacionalismo das vacinas e dizem que a pandemia não terminará até que termine globalmente, descreveram o compromisso do G7 como "um acordo histórico".

Fonte: United Press International. June 15, 2021.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários