Notícias de saúde

Gatos podem pegar COVID-19 de humanos

24 de junho de 2020 (Bibliomed). Os gatos podem pegar o novo coronavírus dos seres humanos, de acordo com um relatório divulgado segunda-feira pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. No entanto, ainda não se sabe se os animais de estimação podem transmitir o vírus para seres humanos ou outros animais domésticos.

Os resultados são baseados em uma análise de dois casos confirmados de COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus, SARS-CoV-2, em gatos no estado de Nova York. Os gatos moravam em casas nas quais pelo menos uma pessoa tinha uma infecção confirmada por COVID-19, e desenvolveram sintomas vários dias depois que dos proprietários, mas se recuperaram totalmente.

Um dos gatos em Nova York morava em uma casa no condado de Nassau, que faz fronteira com o bairro de Queens em Nova York. Até o momento, o município relatou 41.000 casos confirmados de COVID-19, de acordo com a Universidade Johns Hopkins. O outro foi da atualização Orange County, que Johns Hopkins relata ter menos de 11.000 casos confirmados. O condado fica a cerca de 80 quilômetros da cidade de Nova York, que até agora tem sido o epicentro da pandemia nos Estados Unidos, com mais de 207.000 casos confirmados.

Ambos os gatos foram testados para COVID-19 por veterinários após mostrar sintomas de uma infecção respiratória, incluindo tosse, espirros, corrimento nasal e ocular claro, perda de apetite e letargia, disse o CDC. Os gatos infectados eram principalmente gatos domésticos, embora o animal de estimação do condado de Nassau costumasse sair de casa ocasionalmente, segundo o relatório. O gato de Orange County não desenvolveu sintomas de COVID-19 e permanece saudável, disse o CDC.

Os dois casos felinos são os primeiros casos conhecidos do vírus em animais de companhia nos Estados Unidos. Um cão de estimação foi diagnosticado com COVID-19 em Hong Kong em fevereiro.

Fonte: Morbidity and Mortality Weekly Report. DOI: 10.15585/mmwr.mm6923e3.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários