Notícias de saúde

Prevendo a recuperação e a evolução após AVC pediátrico

16 de junho de 2020 (Bibliomed). Um novo estudo procurou definir os prognósticos de recuperação e desfecho após acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico arterial pediátrico, com a hipótese de que a idade influencia a recuperação após AVC. Os pesquisadores incluíram o International Pediatric Stroke Study entre 1 de janeiro de 2003 e 31 de julho de 2014 com seguimento de dois anos após AVC isquêmico arterial.

Os desfechos foram caracterizados na alta pela classificação do médico e em dois anos pela Pediatric Stroke Outcome Measure. Eles analisaram ainda mais os preditores demográficos, clínicos e radiológicos. Ainda, caracterizaram alterações no resultado da alta até dois anos como recuperação (melhora no resultado), déficit emergente (pior resultado) ou nenhuma alteração. Este estudo recrutou um total de 587 pacientes, incluindo 174 com AVC neonatal e 413 com AVC na infância, com AVC recorrente em 8,2% dos pacientes na infância.

A idade entre 28 dias e um ano parece ser um período especialmente vulnerável. Reconheceu-se que após o AVC pediátrico, a compreensão do momento e dos preditores de recuperação permitirá aconselhar melhor as famílias e direcionar as terapias para melhorar os resultados.

Fonte: Ann Neurol, 87: 840-852. DOI: 10.1002/ana.25718.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários