Notícias de saúde

Sono ruim pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares

15 de junho de 2020 (Bibliomed). Dormir mal regularmente pode aumentar o risco de uma pessoa sofrer de doenças cardíacas, é o que mostra estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, a conexão pode ser que o sono fragmentado aumente a inflamação no corpo, o que, por sua vez, aumenta o risco de aterosclerose e derrame.

Para sua pesquisa, os pesquisadores avaliaram os hábitos e a qualidade do sono de mais de 1.600 adultos usando a polissonografia do laboratório do sono - uma ferramenta de avaliação do sono comumente usada - e a actigrafia - um detector de movimento usado no pulso por várias noites. Eles também usaram a contagem padrão de células sanguíneas para medir os níveis de neutrófilos e monócitos, dois tipos de glóbulos brancos responsáveis ​​por conduzir a inflamação no corpo.

Em geral, os participantes do estudo com "sono fragmentado" baseado em actigrafia apresentaram maior número de neutrófilos e mais evidências de calcificação (endurecimento) da artéria coronária do que aqueles que tiveram sono de melhor qualidade.

Usando um método estatístico conhecido como análise de mediação, os pesquisadores mostraram que o sono ruim levou a um aumento de neutrófilos, o que, por sua vez, levou a um aumento da aterosclerose.

A influência da interrupção do sono nos neutrófilos e na aterosclerose permaneceu significativa, mesmo depois que os pesquisadores responderam por múltiplos contribuintes conhecidos da doença arterial coronariana, incluindo idade, sexo, etnia, índice de massa corporal, tabagismo e pressão arterial.

Os resultados ajudam a explicar a observação de longa data de que o sono ruim aumenta o risco de doenças cardíacas e derrames e sugere maneiras simples e diretas de reduzir esse risco, como melhorar o sono. Para os pesquisadores, as descobertas podem ajudar na formulação de diretrizes de saúde pública que buscam aumentar a continuidade do sono como uma maneira de melhorar a saúde e diminuir a carga de doenças cardíacas na sociedade.

Fonte: PLOS Biology. DOI: 10.1371/journal.pbio.3000726.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários