Notícias de saúde

Isolamento social salvou mais de 3 milhões de vidas na Europa

10 de junho de 2020 (Bibliomed). A resposta internacional à pandemia de coronavírus salvou mais de 3 milhões de vidas na Europa e impediu que centenas de milhões ficassem doentes, mostra pesquisa publicada na revista Nature em 08 de junho.

De acordo com o estudo, as intervenções em larga escala, como medidas de bloqueio e distanciamento, impediram pelo menos 3,1 milhões de mortes em vários países europeus, incluindo meio milhão na Grã-Bretanha.

Os pesquisadores recomendaram que as medidas fossem mantidas para manter a transmissão do COVID-19 "sob controle", observando que apenas 4% da população em 11 países (Grã-Bretanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Suécia e Suíça) até agora foram expostos ao vírus. "Nossas estimativas sugerem que as populações da Europa não estão próximas da imunidade do rebanho", afirmaram os autores.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, disseram que as medidas de bloqueio impediram cerca de 60 milhões de casos no país e cerca de 285 milhões na China, dois grandes epicentros do surto. No total, eles disseram que as medidas evitaram 530 milhões de casos em seis países (China, Coréia do Sul, Itália, Irã, França e Estados Unidos) até o início de abril. Sem a intervenção, concluíram os especialistas, os casos iniciais teriam aumentado quase 40% ao dia.

Os pesquisadores disseram que os resultados do estudo podem ajudar muito os países que estão agora nos estágios iniciais da pandemia. Até a publicação do estudo, foram registrados mais de 7 milhões de casos de coronavírus em todo o mundo desde o início da pandemia e mais de 400.000 mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins.

Fonte: Nature. June 08, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários