Notícias de saúde

Alemanha Anuncia Corte de Gases Causadores do Efeito Estufa

BERLIM (Reuters) - A Alemanha anunciou na quarta-feira que tomaria novas medidas a fim de se tornar uma das poucas potências industriais do mundo a cumprir a meta de corte na emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global.

"Devemos garantir que a Alemanha mantenha-se no topo quando o assunto é a proteção do clima", afirmou o ministro Juergen Trittin (do Meio Ambiente). O ministro disse que o país deve cumprir a meta de cortar em 21 por cento, até 2010, a emissão de gases que provocam o efeito estufa, cifra referente aos níveis de emissão de 1990.

Um estudo divulgado na terça-feira mostrou que a União Européia como um todo ficaria próxima de cumprir as promessas acertadas no Protocolo de Kyoto, assinado em 1997. O documento prevê o corte na emissão de dióxido de carbono, o gás mais importante dos seis que provocam o efeito estufa.

Tido como um país mais "ambientalista" que seus vizinhos, a Alemanha intensificou seus esforços na área depois da eleição, em 1998, dos social-democratas de Gerhard Schroder, aliados dos Verdes, ecologistas.

O país começou a fechar usinas nucleares, apesar de mais lentamente do que desejam os Verdes, e a aumentar os impostos sobre combustíveis poluentes a fim de livrar a economia nacional de sua dependência em relação ao petróleo.

Trittin, um dos líderes dos Verdes, afirmou que as medidas não apenas significavam que a Alemanha cumpriria as metas de Kyoto como também que atenderia a uma meta auto-imposta de, até 2005, cortar em 25 por cento os níveis de emissão em relação às cifras de 1990.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários