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Oferta de vegetais diminui o consumo de carne

25 de novembro de 2019 (Bibliomed). Um estudo com mais de 94.000 opções de refeições em cafeterias descobriu que dobrar as opções vegetarianas, de uma em quatro para duas em quatro, aumentou a proporção de compras à base de plantas entre 40% e 80%, sem afetar as vendas gerais de alimentos.

Os resultados são do primeiro grande estudo a analisar se a disponibilidade de alimentos pode "empurrar" as pessoas para uma melhor tomada de decisões, tanto para a saúde humana quanto para a preservação do planeta.

Cientistas dos departamentos de Zoologia, Geografia e Saúde Pública da Universidade de Cambridge reuniram mais de um ano de dados de vendas nas refeições de três cafeterias de Cambridge. Dois forneceram dados em dias com diferentes configurações de menu e uma terceira faculdade ajudou os pesquisadores a conduzir um experimento de “arquitetura de escolha”.

A equipe de pesquisa encontrou os maiores aumentos no jantar à base de plantas entre os quartis de clientes mais carnívoros: aqueles que escolheram consistentemente carne ou peixe antes da adição de uma segunda opção vegetariana.

Além disso, a equipe não detectou "efeito rebote". Optar por um almoço vegetariano não tornou mais provável um jantar compensador, com muita carne. Os resultados foram publicados na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências.

Dietas contendo carne são os principais causadores da perda de espécies e das mudanças climáticas, dizem os cientistas. Gado e a aquacultura por trás de carne, peixe, laticínios e ovos são responsáveis ??por cerca de 58% do gás de efeito estufa criado por alimentos em todo o mundo e ocupam 83% das terras agrícolas, apesar de contribuírem com apenas 18% da ingestão calórica do mundo.

Fonte: University of Cambridge, news release.

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