Notícias de saúde

The Lancet critica ações do governo do Brasil em relação ao COVID-19

08 de maio de 2020 (Bibliomed). As ações do presidente Jair Bolsonaro em relação ao COVID-19 têm repercutido em todo o mundo. A The Lancet, uma das mais antigas e conhecidas publicaçoes médicas do mundo e descrita como uma das mais prestigiadas, publicou um artigo intitulado “COVID-19 in Brazil: “So what?””, citando as ações do presidente em meio à pandemia que assola todo o mundo.

No editorial, que apresenta o ponto de vista do jornal, os editores citaram o elevado número de casos e mortes no Brasil, o fato de a infecção estar se espalhando pelas cidades do interior, além de ressaltarem um levantamento do Imperial College (Londres, Reino Unido) que analisou a taxa de transmissão ativa do COVID-19 em 48 países e mostrou que o Brasil é o país com a maior taxa de transmissão na América Latina, e é estimada a duplicação das taxas de morte em cinco dias (o Imperial College considerou os dados do dia 04 de maio).

Contudo, de acordo com o The Lancet, “talvez a maior ameaça à resposta do COVID-19 no Brasil seja seu presidente, Jair Bolsonaro”. Para respaldar essa afirmação, os editores citam o episódio no qual, ao ser questionado por jornalistas sobre o número cada vez maior de casos do COVID-19, Bolsonaro respondeu: “E daí? O que você quer que eu faça?". De acordo com a revista, “ele [o presidente] não apenas continua a semear confusão, desrespeitando abertamente as medidas sensatas de distanciamento e bloqueio físico trazidos pelos governadores estaduais e prefeitos, mas também perdeu dois ministros importantes e influentes nas últimas três semanas”, referindo-se à demissão do ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, e à saída do ministro da justiça, Sérgio Moro. Para os editores do The Lancet, “essa desordem no coração do governo é uma distração mortal no meio de uma emergência de saúde pública”.

O link para o texto completo do Editorial do The Lancet se encontra abaixo.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(20)31095-3.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários