Notícias de saúde

Maconha medicinal pode ser mais forte que o indicado

07 de maio de 2020 (Bibliomed). Nos Estados Unidos, um novo estudo descobriu que a maior parte da maconha medicinal vendida legalmente - mais de 90% - é mais forte do que o recomendado pelos médicos para o alívio da dor crônica.

Estudos anteriores mostraram que 5% de tetrahidrocanabinol (THC) - o principal ingrediente psicoativo da maconha - é suficiente para reduzir a dor crônica com poucos efeitos colaterais. Entre 60% e 80% dos usuários de maconha medicinal usam esses produtos para aliviar a dor: quanto mais THC, maior o risco de dependência e também o desenvolvimento de tolerância mais rapidamente.

No novo estudo, os pesquisadores descobriram que a maioria dos produtos vendidos tinha mais de 10% de THC e muitos tinham 15% ou mais. Estes são os mesmos níveis observados na maconha recreativa.

Portanto, concentrações cada vez mais altas poderiam passar a ser necessárias para atingir o mesmo nível de alívio da dor, podendo se tornar um ciclo vicioso. E assim, uma melhor regulamentação da potência dos produtos de maconha medicinal é fundamental.

Fonte: PLOS One. Wake Forest Baptist Medical Center, news release.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários