Notícias de saúde

Dr. Google: aumentam pesquisas sobre hidroxicloroquina

05 de maio de 2020 (Bibliomed). Muitas pessoas tendem a procurar no Google sobre seus sintomas antes de visitar um médico para diagnósticos, medicamentos e tratamentos, e no meio de uma pandemia é normal que o medo da COVID-19 desperte nas pessoas a curiosidade sobre a infecção. Essa curiosidade aumenta ainda mais quando autoridades e celebridades apontam possíveis tratamentos.

Desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e bilionário empresário Elon Musk apontaram a hidroxicloroquina e a cloroquina como possíveis tratamentos para a infecção pelo novo coronavírus, em meados de março, apesar da falta de evidências para apoiar as alegações, o número de pesquisas no Google por esses medicamentos aumentou drasticamente.

Levantamento realizado nos Estados Unidos mostrou que as pesquisas no Google pelo medicamento antimalárico hidroxicloroquina aumentaram em quase 1.400%, após recomendações de alto perfil de possíveis benefícios no tratamento do COVID-19. Pesquisas semelhantes à cloroquina, outra droga que trata a malária, aumentaram mais de 440%, segundo os pesquisadores.

Para o estudo, os pesquisadores revisaram os dados diários de pesquisa no Google de 1º de fevereiro a 29 de março deste ano, comparando-os com tendências históricas. Foram checados termos de pesquisa como "comprar", "comprar", "Amazon", "eBay" e "Walmart", combinados com os nomes dos medicamentos.
Musk endossou a cloroquina e a hidroxicloroquina - drogas usadas historicamente para tratar doenças autoimunes e malária - no Twitter em 16 de março e Trump as mencionou pela primeira vez em uma entrevista coletiva três dias depois.

Os pesquisadores descobriram que o "primeiro e maior" aumento nas pesquisas para a compra dos medicamentos correspondia diretamente ao tweet de Musk, com 100.000 pesquisas adicionais no dia seguinte. Em 20 de março, um dia após os comentários de Trump, foram realizadas mais de 250.000 pesquisas adicionais.

No geral, a atividade de pesquisa do Google para compra de cloroquina e hidroxicloroquina aumentou 442% e 1.389%, respectivamente. Os pesquisadores também observaram que, mesmo após as notícias de um envenenamento fatal no Arizona, as pesquisas para comprar cloroquina ou hidroxicloroquina permaneceram 212% e 1.167%, respectivamente, acima dos níveis esperados.

Os pesquisadores ressaltam que em meio a situações como a que estamos vivendo é fundamental a difusão de informações precisas e confiáveis nos meios de comunicação, como TV e rádio, pois a atenção e o medo do público podem ser explicados pela exposição à cobertura dada pela mídia em vez da magnitude ou extensão da epidemia em si.  Eles sugerem que as agências reguladoras e empresas como Google e Bing precisam "mitigar ativamente as consequências negativas" da desinformação.

Eles apontaram especificamente para a integração de informações educacionais do Google nos resultados de pesquisa relacionados ao surto - uma abordagem que eles gostariam de ver expandida e adotada por outras plataformas. Os pesquisadores aconselham, também, os varejistas a redigir avisos ou até reter produtos que poderiam ser vinculados ao tratamento com COVID-19, como o varejista on-line eBay fez ao remover produtos de cloroquina de seu site. A agência reguladora norte-america Food and Drug Administration (FDA) impôs restrições às prescrições de cloroquina e hidroxicloroquina para o novo coronavírus, depois que a pesquisa indicou perigos potenciais associados ao seu uso.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2020.1764.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários