Notícias de saúde

Presidente dos EUA, Trump está tomando hidroxicloroquina

19 de maio de 2020 (Bibliomed). O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira (18/05), que está tomando hidroxicloroquina como meio de prevenir a infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). A atitude vai contra argumentações do seu próprio estafe médico, que alerta pelos riscos e eficácia não comprovada da droga.

De acordo com Trump, em entrevista a jornalistas, já se foi noticiado muita coisa boa sobre a hidroxicloroquina e que muitos profissionais da linha de frente do enfrentamento à pandemia estão tomando o medicamento antes que sejam contaminados. “Eu mesmo estou tomando. Estou tomando agora mesmo, comecei há algumas semanas", afirmou Trump.

O anúncio de Trump surpreendeu muitos de seus assessores e recebeu críticas imediatas de vários especialistas médicos, que alertaram não apenas os perigos que isso representa para a saúde do presidente, mas também o exemplo que ele está dando. “Minha preocupação é que o público não ouça as recomendações sobre o uso da hidroxicloroquina e acredite que tomar este medicamento para prevenir a infecção pelo COVID-19 não apresenta riscos. De fato, existem perigos sérios ”, disse o Dr. Steven E. Nissen, diretor acadêmico do Miller Family Heart, Vascular & Thoracic Institute da Cleveland Clinic.

Quando questionado por jornalistas sobre o motivo de estar tomando hidroxicloroquina, Trump afirmou que “ouviu muitas coisas boas [sobre a droga]”, e citou uma carta que recebeu de um médico não identificado em Westchester, Nova York, promovendo o uso da hidroxicloroquina.

A hidroxicloroquina e da cloroquina, inicialmente mostraram ter resultados no tratamento da COVID-19, tanto que a US Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana reguladora de alimentos e medicamentos, emitiu em março uma autorização de uso emergencial das drogas no tratamento da infecção pelo novo coronavírus para um número limitado de casos hospitalares. Contudo, um mês depois, estudos apontaram um elo entre os medicamentos e a incidência de arritmia cardíaca em pacientes, o que fez a agência advertir conta o uso deles fora de hospitais ou testes clínicos, o que é o caso de Trump.

"O remédio está aí há 40 anos, contra a malária, o lúpus. Eu tomo, muitos médicos tomam. Espero não precisar tomar, espero que encontrem alguma resposta [contra a COVID-19], mas acho que as pessoas devem ser autorizadas [a tomar]", afirmou Trump, que sempre foi defensor da droga.

"Tudo o que posso dizer é que até agora parece que estou bem", disse Trump, acrescentando que toma o medicamento há cerca de uma semana e meia, com a aprovação do médico da Casa Branca. "Recebo muitas notícias tremendamente positivas sobre o hidroxi", continuou o presidente, explicando que sua decisão de experimentar o medicamento foi baseada em um de seus refrões favoritos: "O que você tem a perder?"

Fonte: The New York Times. May 18, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários