Notícias de saúde

Coronavírus pode contaminar EPIs de profissionais de saúde?

22 de abril de 2020 (Bibliomed). À medida que a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 se espalha globalmente, a utilização e escassez de equipamento de proteção individual (EPI) são esperadas. Embora o uso mais prolongado de EPI atenuasse a taxa de utilização, sua segurança é desconhecida. No Centro Nacional de Doenças Infecciosas de Cingapura, recomendações para profissionais de saúde (PSs) em contato com pacientes conhecidos ou suspeitos são: em concordância com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, que recomendam luvas, bata, proteção respiratória (por exemplo, máscara descartável N95) e proteção para os olhos (por exemplo, óculos de proteção ou protetor facial descartável), sem o uso de protetores de sapatos.

Um estudo piloto inicial não mostrou contaminação do N95 e visores faciais descartáveis após atendimento a pacientes, embora tenha havido um caso de detecção de ácido nucleico SARS-CoV-2 na superfície frontal do sapato de um profissional de saúde.

Para avaliar a segurança do uso prolongado de EPI, foi realizado um estudo de amostragem de EPI de um dia em profissionais de saúde que cuidam de pacientes confirmados infectados com SARS-CoV-2 para verificar o risco por episódio de contato de contaminação por EPI com SARS-CoV-2.

Amostras obtidas dos EPI foram coletadas na frente dos óculos, na superfície frontal dos respiradores N95 e na superfície frontal de sapatos de 30 PSs (médicos, enfermeiros e pessoal de limpeza) saindo dos quartos de 15 pacientes com reação em cadeia da polimerase SARS-CoV-2 positiva 48 horas anteriores.

Os pesquisadores descobriram que todas as 90 amostras eram negativas em relação aos profissionais de saúde. O tempo médio gasto em uma sala era de seis minutos, com atividades que variavam de contato casual, como administração de medicamentos e limpeza, até contato mais próximo, como exame físico e coleta de amostras respiratórias.

Assim, apesar do potencial de extensa contaminação ambiental pelo SARS-CoV-2, não se observou contaminação semelhante no EPI após o contato com o paciente. Isso garante que o uso prolongado de N95 e óculos de proteção com estrita aderência à higiene ambiental e das mãos ao abordar pacientes com SARS-CoV-2, pode ser uma opção segura.

Fonte: Infection Control & Hospital Epidemiology. DOI: 10.1017/ice.2020.91.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários