Notícias de saúde

Poluição do ar deixa os ossos mais fracos

09 de março de 2020 (Bibliomed). A poluição do ar é uma grande ameaça à saúde global. A osteoporose é responsável por uma carga substancial de doenças em todo o mundo e espera-se um aumento na sua prevalência devido ao envelhecimento da população. Poucos estudos investigaram a associação entre poluição do ar e saúde óssea, e seus resultados foram inconclusivos.

Pesquisadores do Instituto de Saúde Global de Barcelona, na Espanha, quantificaram a associação entre poluição do ar ambiente e doméstica e massa óssea em uma análise transversal envolvendo 3.717 adultos de 28 aldeias localizadas próximo de áreas urbanas no sul da Índia.

Os pesquisadores descobriram que a exposição à poluição ambiental do material particulado com diâmetro aerodinâmico inferior a 2,5µm (PM2.5) e carbono negro estava associado a menor conteúdo mineral ósseo (BMC) na coluna vertebral e no quadril. A exposição ao carbono negro também foi associada a menor BMC na coluna vertebral e no quadril, embora os intervalos de confiança fossem maiores. Não foi observada associação entre combustível de biomassa e coluna vertebral.

Portanto, segundo o estudo, em uma população periurbana da Índia, a poluição do ar ambiente foi associada à pior saúde óssea. O estudo foi publicado no JAMA Network Open.

Fonte: JAMA Network Open. 2020;3(1):e1918504. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2019.18504.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários