Notícias de saúde

Entenda o câncer de Ana Maria Braga

28 de janeiro de 2020 (Bibliomed). A apresentadora Ana Maria Braga revelou, na manhã de segunda-feira (27/01), que está sofrendo com câncer de pulmão. Durante seu programa, ela explicou que anteriormente já tinha desenvolvido dois cânceres de pulmão que eram passíveis de tratamento cirúrgico e radiocirúrgico, mas, que desta vez, ela desenvolveu um adenocarcinoma, um tipo de câncer mais agressivo.

O adenocarcinoma, um tipo de câncer que se origina em tecidos glandulares. É o tipo mais frequente de câncer de pulmão, chegando a 40% de todos os diagnósticos, tanto em pacientes fumantes quanto nos não fumantes. Ele se origina nas células resposnáveis pela produção de muco e outras substâncias, e é agressivo, de crescimento rápido e pode gerar metástases.

Ana, de 70 anos, já foi diagnosticada com câncer de pele em 1991, câncer colorretal em 2001, e dois tumores de pulmão em 2015, todos tratados com sucesso. Por ser um tipo de câncer difícil de operar, Ana Maria está se submetendo ao tratamento combinado de quimioterapia e imunoterapia.

Anualmente, são registrados mais de 1,5 milhão de novos casos de câncer de pulmão em todo o mundo. No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para o diagnóstico de mais de 15 mil casos de tumores no pulmão por ano. O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres. Anualmente, morrem mais pessoas de câncer de pulmão do que de câncer colorretal, câncer de mama e câncer de próstata combinados. Geralmente, ele ocorre em pessoas mais velhas, e atinge mais homens do que mulheres. O principal fator desencadeante do câncer de pulmão é o tabagismo, mas a exposição a produtos químicos como arsênio, cromo, asbesto, sílica, cádmio e radônio também podem desencadear a doença. Histórico familiar de câncer de pulmão e fibrose pulmonar também aumenta o risco de câncer de pulmão, mas em menores proporções.

Os sintomas mais comuns de câncer no pulmão são tosse, falta de ar, dor no tórax, dificuldade para engolir, perda de apetite, emagrecimento, dor nas articulações, cansaço, desânimo, dor de cabeça, náuseas, vômitos e dores nos ossos. A principal forma de prevenir o câncer de pulmão é evitar o tabagismo, e manter um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas, boa alimentação e consultas regulares aos médicos.

Fonte: Bibliomed - INCA - Hospital do Câncer de Barretos.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários