Notícias de saúde

Exercício não diminui ansiedade em pessoas sedentárias

11 de Outubro de 2002 (Bibliomed). Para que os exercícios físicos sejam eficientes no combate aos sintomas da ansiedade, eles precisam ser feitos regularmente. Os sedentários que pretendem fazer uma caminhada, nadar ou correr para aliviar o estresse definitivamente não obterão o resultado esperado. Essas conclusões são da pesquisadora Ana Beatriz Fernandes Braga, que realizou um estudo recente na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. “A condição física prévia do indivíduo é fundamental para o exercício aeróbico ser considerado um método antiestressante. Quando a pessoa já tem incorporada a prática diária de exercícios físicos, eles são mais eficazes no controle da ansiedade”, explicou Ana Beatriz.

No estudo, a pesquisadora investigou o efeito do exercício físico agudo sobre a ansiedade, utilizando como modelo experimental o teste de simulação de falar em público. Os testes foram feitos com mulheres sedentárias, com idades entre 17 e 25 anos. O primeiro grupo de voluntárias realizou 20 minutos de exercício aeróbico, caminhada ou corrida, com intensidade de 55 a 59% da freqüência cardíaca de reserva. O segundo grupo, chamado controle, foi submetido a 20 minutos de caminhada, com intensidade de 20 a 25% da freqüência cardíaca de reserva, exercícios não caracterizados na literatura como aeróbicos.

Os resultados do estudo indicaram que uma única sessão de exercícios não é suficiente para reduzir a ansiedade em pessoas sedentárias. Segundo Ana Beatriz, a literatura médica relata que são necessárias de 8 a 12 semanas de treinamento para que os indivíduos consigam diminuir a ansiedade através dos exercícios. “Em termos de saúde pública não obtivemos resultado positivo. Verificamos que o exercício físico não funciona como antiestressante se o indivíduo não for um adepto a atividades físicas regulares”, disse a pesquisadora.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários