Notícias de saúde

Crianças com autismo têm maior risco de obesidade

18 de dezembro de 2019 (Bibliomed). Vários estudos sugeriram que os transtornos do espectro do autismo (TEA) parecem aumentar o risco de sobrepeso e obesidade. Pesquisadores examinaram a prevalência combinada e o risco relativo de desenvolver sobrepeso ou obesidade em crianças com distúrbios do espectro do autismo em uma revisão sistemática e metanálise.

Pesquisadores da Texas Tech University em Lubbock conduziram uma revisão sistemática da literatura para identificar estudos que relataram prevalência de sobrepeso e/ou obesidade em crianças com TEA e grupos pareados de crianças neurotípicas.

Os pesquisadores identificaram 35 estudos que foram incluídos na metanálise. A prevalência de obesidade foi de 22,2% entre as crianças com TEA. Houve um risco 41% maior de desenvolver obesidade entre crianças com TEA. Fatores positivos da associação entre TEA e prevalência de sobrepeso ou obesidade incluíram raça não caucasiana, aumento de idade, sexo feminino e morar nos Estados Unidos.

Portanto, os distúrbios do espectro do autismo (TEA) parecem aumentar o risco de obesidade infantil, de acordo com publicação da revista Obesity Reviews.

Fonte: Obesity Reviews. DOI: 10.1111/obr.12933.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários