Notícias de saúde
27 de novembro de 2019 (Bibliomed). Os produtos contendo o tetrahidrocanabinol (THC) da maconha parecem ser os principais responsáveis ??por centenas de casos nos EUA de doenças respiratórias graves relacionadas ao vaping (e-cigarros) anunciaram autoridades de saúde dos Estados Unidos (CDC - Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças).
Analisando novos dados nacionais de 514 casos em que os pacientes forneceram informações sobre os produtos vaping usados, descobriu-se que 77% relataram usar produtos contendo THC ou usar produtos que contenham THC e produtos que contenham nicotina. Os produtos contendo THC foram o elo mais importante entre os pacientes, com apenas 16% relatando usar apenas produtos contendo nicotina.
Os produtos que contêm THC parecem ter destaque em muitos casos, mas nenhum produto específico foi responsável por todos os casos. Um número grande e diversificado de produtos e marcas foram relatados pelos pacientes. Entre os 86 pacientes em nosso estudo, foram relatados 234 produtos exclusivos de cigarro eletrônico ou vaping em 87 marcas diferentes.
Com base nesses dados recentes, o CDC recomenda que as pessoas considerem se abster de usar produtos de cigarro eletrônico ou vaping, particularmente aqueles que contêm THC.
Até o dia 24 de setembro de 2019, 805 casos confirmados e prováveis de lesão pulmonar associados ao uso de produtos de cigarro eletrônico, ou vaping, foram relatados ao CDC em 46 estados e nas Ilhas Virgens Americanas. Esses casos incluíram 12 mortes em 10 estados. Mais de dois terços dos pacientes são do sexo masculino. A idade média dos casos é de 23 anos, com cerca de 62% dos pacientes com idades entre 18 e 34 anos, de acordo com o novo relatório.
Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep. ePub.
Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.
Veja também