Notícias de saúde

Uso de derivados da maconha está crescendo nos Estados Unidos

15 de março de 2024 (Bibliomed). Muitas pessoas podem não perceber, mas existe um mercado amplamente legal para produtos derivados do cânhamo, que tem um teor muito menor do ingrediente ativo encontrado na planta da cannabis, o delta-9-tetrahidrocanabinol (mais conhecido como THC).

O cânhamo é uma planta pertencente à espécie Cannabis sativa l, assim como a maconha, mas que tem teor menor de THC, responsável pelos efeitos psicoativos da maconha.

Os pesquisadores analisaram dados de 2023 de uma amostra representativa de quase 1.200 adultos, pesquisados pelo National Opinion Research Center. Os produtos típicos derivados do cânhamo incluem aqueles que contêm CBD, Delta 8-THC, canabigerol (CBG) e canabinol (CBN).

A pesquisa descobriu que, embora 72% dos participantes já tivessem ouvido falar de CBD, menos ainda tinham ouvido falar de delta-8-THC (41%), CBG (18%) ou CBN (17%).

Na mesma linha, 21% disseram ter usado CBD no ano passado, em comparação com 12% para delta-8-THC, 5% para CBG e 4% para CBN.

O estudo também descobriu que se os entrevistados viviam num estado onde o uso de maconha medicinal ou recreativa ainda era ilegal, eles eram mais propensos a usar produtos legais derivados do cânhamo. Isto é uma preocupação, uma vez que estes produtos enfrentam muito pouca regulamentação ou monitorização de segurança. Alguns podem conter pesticidas ou solventes perigosos, ou podem nem conter os ingredientes listados nos rótulos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.47373.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários