Notícias de saúde

Uso de maconha leva a piora importante no desempenho de simulador de direção

07 de abril de 2022 (Bibliomed). A expansão da medicalização e legalização da cannabis aumenta a urgência de entender os fatores associados ao comprometimento agudo da direção. Que fatores estão relacionados ao impacto da maconha fumada na direção de veículos e na percepção dos usuários sobre a sua capacidade de dirigir?

Um estudo procurou determinar, em uma grande amostra de usuários regulares de cannabis, a magnitude e o tempo de duração da deficiência na direção produzida pela cannabis fumada com diferentes teores de ?9-tetrahidrocanabinol (THC), os efeitos do histórico de uso e a concordância entre a deficiência percebida e o desempenho observado.

Neste ensaio clínico randomizado de 191 usuários regulares de cannabis que fumaram placebo ad libitum ou 5,9% ou 13,4% de cigarros ?9-tetrahidrocanabinol (THC), o simulador de direção piorou no grupo THC, mas isso não estava relacionado ao conteúdo de THC, histórico de uso ou concentração de THC no sangue. A percepção do comprometimento da direção diminuiu em 1 hora e 30 minutos, apesar de não haver melhora objetiva na direção; em média, o desempenho foi indistinguível do grupo placebo em 4,5 horas.

Assim, este estudo concluiu que houve piora estatisticamente significativa no desempenho do simulador de direção no grupo THC em comparação com o grupo placebo. Quando usuários experientes de cannabis controlam sua própria ingestão, não se pode inferir comprometimento com base no conteúdo de THC do produto ou nas concentrações sanguíneas, e a desconexão entre desempenho e comprometimento autopercebido é uma importante mensagem de segurança pública.

Fonte: JAMA Psychiatry. DOI: 10.1001/jamapsychiatry.2021.4037.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários