Notícias de saúde

Aumenta a incidência de câncer colorretal em adultos jovens

10 de outubro de 2019 (Bibliomed). O câncer colorretal de início precoce (CCR) está aumentando nos EUA, apesar do rápido declínio nas idades mais avançadas. Padrões similares são relatados na Austrália e no Canadá, mas falta uma análise global abrangente dos dados contemporâneos.

Pesquisadores da American Cancer Society extraíram dados de longo prazo do Cancer Incidence in Five Continents e de fontes suplementares para relatar taxas e tendências mundiais de incidência de CRC por idade (20 a 49 anos e 50 anos ou mais) até o ano de diagnóstico de 2012 ou mais (Austrália, Finlândia, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, EUA).

Os pesquisadores descobriram que em adultos com idade inferior a 50 anos, as taxas de incidência de CCR padronizadas por idade variaram de 3,5 por 100.000 na Índia a 12,9 na Coréia entre 2008 e 2012. A incidência em adultos inferior a 50 anos foi estável em 14 dos 36 países durante os mais recentes dados disponíveis; houve declínio na Áustria, Itália e Lituânia; e aumentos foram observados em 19 países, nove dos quais com tendências estáveis ou em declínio entre os idosos. As inclinações na incidência de adultos mais jovens foram duas vezes mais rápidas que as de adultos mais velhos em Chipre, na Holanda e na Noruega. O aumento da doença de início precoce começou em meados da década de 90 na maioria dos países de alta renda com dados de longo prazo. Nos adultos mais jovens, os aumentos mais acentuados foram observados na Coréia do Sul e na Nova Zelândia (variação percentual anual média, 4,2 e 4,0, respectivamente).

O estudo concluiu que as taxas de incidência do CCR aumentaram exclusivamente em adultos jovens em nove países de alta renda, abrangendo três continentes, sinalizando potencialmente mudanças nas exposições iniciais que influenciam a carcinogênese do intestino grosso. O estudo foi publicado na revista Gut.

Fonte: Gut. Published Online First: 05 September 2019. DOI: 10.1136/gutjnl-2019-319511.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários