Notícias de saúde

Estudo destaca eficácia dos programas de rastreamento de câncer colorretal na América Latina

20 de junho de 2024 (Bibliomed). Uma revisão sistemática e meta-análise de 17 estudos realizados em países de renda média-alta e alta na América Latina revelou que os programas de rastreamento de câncer colorretal (CCR) têm uma taxa de participação média de 85,8% nos testes imunoquímicos fecais (FIT). Para resultados positivos no FIT, as taxas de detecção foram de 39,0% para qualquer adenoma, 13,3% para adenomas avançados e 4,9% para câncer colorretal. Esses resultados são comparáveis aos observados em regiões de alta renda.

Essas descobertas indicam que a implementação de programas estruturados de rastreamento populacional para o CCR na América Latina, pelo menos em países de renda média-alta, seria eficaz na redução da carga de doenças relacionadas ao câncer colorretal, assim como tem sido em regiões de maior renda.

O estudo, publicado no JAMA Network Open, destaca a importância desses programas na redução da carga de doenças relacionadas ao câncer colorretal na América Latina, onde a incidência e a mortalidade estão aumentando. Ressalta-se a necessidade de políticas de saúde que promovam o acesso ao rastreamento do CCR e aumentem a conscientização sobre sua importância na prevenção e detecção precoce dessa doença.

Essas informações são cruciais para orientar políticas de saúde pública na região e melhorar os programas de rastreamento de câncer colorretal, visando reduzir a carga de doenças e salvar vidas.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.54256.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários