Notícias de saúde

Intervenções online podem diminuir atendimentos desnecessários de crianças

11 de julho de 2019 (Bibliomed). Uma intervenção online pode ser eficaz na redução da intenção de uma mãe de levar seu filho a uma clínica de cuidados primários para infecções pediátricas respiratórias de baixo risco, segundo um estudo publicado na revista Annals of Family Medicine.

Pesquisadores do University College London avaliaram uma intervenção on-line baseada em evidências e direcionada aos pais, que combina dados microbiológicos de vigilância sindrômica localmente melhorados, informações de duração dos sintomas e conselhos de atendimento domiciliar para reduzir a frequência de atendimento na atenção primária por infecções respiratória pediátricas de baixo risco. Os autores designaram aleatoriamente 806 mães para receber o material de intervenção antes (intervenção) ou depois (controle), respondendo a perguntas sobre sua intenção de comparecer a uma clínica para um cenário de doença RTI.

Os pesquisadores descobriram que os participantes da intervenção relataram menores intenções de comparecimento versus participantes do controle. Este efeito persistiu após o controle de características demográficas e clínicas. O efeito da intervenção foi principalmente indireto e mediado pela infecção e conhecimento de antibióticos, preocupações com a gravidade dos sintomas e percepções em relação ao atendimento. O componente de intervenção mais importante foi a informação sobre quando comparecer (avaliado 227 vezes), seguido por sintomas (186 vezes), enquanto a informação sobre os vírus circulantes foi classificada como menos importante (274 vezes).

Assim, a intervenção foi eficaz na redução das intenções de atendimento primário aumentando o conhecimento, diminuindo a motivação de atendimento e reduzindo a necessidade de recursos adicionais.

Fonte: Annals of Family Medicine. 2019. Vol. 17. No. 3. Pages 239-249.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários