Notícias de saúde
08 de outubro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente conduzido pelo Centro Médico Universitário de Hamburgo-Eppendorf, na Alemanha, revelou que uma intervenção online autoguiada pode ser eficaz na redução dos sintomas de jogo patológico. Publicado na JAMA Network Open, o ensaio clínico randomizado incluiu 243 participantes com problemas de jogo que receberam acesso a um programa baseado na terapia cognitivo-comportamental, treinamento metacognitivo, terapia de aceitação e compromisso, e entrevista motivacional.
Os participantes, com idades entre 18 e 75 anos, foram divididos em dois grupos: um grupo de intervenção, que teve acesso ao programa por seis semanas, e um grupo de controle em lista de espera. Os resultados mostraram uma redução significativa nos pensamentos e comportamentos relacionados ao jogo, bem como nos sintomas depressivos e na gravidade do jogo entre os participantes do grupo de intervenção.
Os dados indicaram uma diferença média significativa na redução dos pensamentos e comportamentos de jogo, dos sintomas depressivos e da gravidade do jogo em comparação com o grupo de controle. No entanto, não houve uma redução significativa nos pensamentos disfuncionais específicos do jogo.
Fatores como expectativa de tratamento positiva e gravidade dos sintomas influenciaram os resultados, com os participantes mais afetados pelo jogo patológico apresentando maiores benefícios.
Este estudo destaca a importância das soluções acessíveis e escaláveis para tratar o comportamento problemático de jogo, especialmente diante das barreiras comuns ao tratamento tradicional. A intervenção online autoguiada se mostra uma alternativa promissora para aqueles que sofrem de problemas de jogo e buscam uma forma prática e eficaz de tratamento.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.17282.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também