Notícias de saúde

Máscara facial pode detectar doença renal pela respiração

20 de outubro de 2025 (Bibliomed). Uma máscara cirúrgica modificada contendo um sensor de respiração especializado pode detectar com precisão quando alguém tem doença renal, sugere estudo realizado na Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália. A máscara analisa a respiração de uma pessoa para procurar gases associados à doença renal.

Os rins removem os resíduos criados pelas funções naturais do corpo, mas a doença renal reduz a capacidade dos órgãos de filtrar esses resíduos. Como resultado, pessoas com doença renal crônica exalam níveis elevados de amônia, observaram.

Para o estudo, os pesquisadores criaram um sensor de respiração que detectaria amônia e outros gases associados à doença renal, usando eletrodos de prata revestidos com polímeros especialmente selecionados. Eles testaram as máscaras faciais em 100 pessoas, das quais cerca de metade foram diagnosticadas com doença renal crônica. Os resultados mostram que a máscara identificou corretamente a doença renal em 84% das vezes e descartou com precisão a doença renal em 88% das vezes.

As descobertas também indicam que os dados do sensor podem ser usados para estimar o estágio da doença renal de uma pessoa, o que pode ajudar no diagnóstico e no tratamento.

Fonte: ACS Sensors. DOI: 10.1021/acssensors.4c03227.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários