Notícias de saúde

Perda da visão aumenta o comprometimento cognitivo

27 de junho de 2019 (Bibliomed). O comprometimento da visão frequentemente ocorre conjuntamente com o declínio cognitivo, que pode estar associado a limitações funcionais. A associação entre o comprometimento da visão e as limitações funcionais relacionadas ao declínio cognitivo (DC) subjetivo (autorrelato) não foi bem caracterizada. Um novo estudo publicado na revista do CDC (U.S. Centers for Disease Control and Prevention), Morbidity and Mortality Weekly Report, avaliou o problema.

Nos Estados Unidos, o comprometimento da visão afeta aproximadamente 3,22 milhões de pessoas e está associado ao isolamento social, incapacidade e diminuição da qualidade de vida. O declínio cognitivo é mais comum em adultos com comprometimento da visão. O declínio cognitivo subjetivo, que é a experiência autorrelatada de piora ou confusão mais frequente ou perda de memória nos últimos 12 meses, afeta 11,2% dos adultos com idade igual ou superior a 45 anos nos Estados Unidos.

A análise dos dados do Sistema de Vigilância de Fator de Risco 2015–2017 determinou que, após o ajuste para idade e outras características demográficas e tabagismo, 18% dos adultos que relataram deficiência visual também relataram limitações funcionais relacionadas ao DC, em comparação com apenas 4% daqueles sem visão prejuízo.

O artigo indicou que a prevenção ou correção do comprometimento da visão pode ser importante na redução das limitações funcionais relacionadas ao declínio cognitivo em adultos com idade igual ou superior a 45 anos.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2019;68:453–457.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários