Notícias de saúde

Cigarros eletrônicos podem estar contaminados com toxinas microbianas

06 de junho de 2019 (Bibliomed). Os produtos de cigarro eletrônico (CE) podem estar contaminados com toxinas microbianas, de acordo com um estudo publicado na revista Environmental Health Perspectives.

Investigadores da Universidade de Harvard, em Boston examinaram se os produtos mais populares de cartucho (37 produtos) e e-líquido (38 produtos) do CE estariam contaminados com endotoxina ou glucana, e se a contaminação iria diferir pelo tipo e sabor dos produtos.

Os pesquisadores descobriram que as concentrações de endotoxina estavam acima do limite de detecção (LOD) em 17 dos 75 produtos testados (23%), e as concentrações de glucanas eram maiores que a LOD em 61 dos 75 produtos (81%). A concentração média de glucano foi 3,2 vezes maior nas amostras de cartucho versus e-líquido após ajuste para marca e sabor. As concentrações de Glucana nos CEs com sabor de tabaco e mentol foram 10,4 e 3,5 vezes maiores do que as concentrações encontradas em produtos com sabor de frutas, ao ajustar para marca e tipo de produto.

Mais estudos com grandes amostras representativas de produtos são necessários para confirmar estas descobertas, identificar fontes e rotas de contaminação e avaliar os efeitos à saúde associados ao uso de produtos contaminados.

Fonte: Environmental Health Perspectives. DOI: 10.1289/EHP3469.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários