Notícias de saúde

Vaping pode danificar dentes e gengivas

11 de abril de 2022 (Bibliomed). Assim como o cigarro, o vaping pode perturbar o equilíbrio bacteriano da boca, tornando-a mais propensa a inflamações e infecções, dizem os pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.

O estudo se concentrou no microbioma oral, a coleção de bactérias que habitam naturalmente na boca. As bactérias orais formam continuamente uma película pegajosa nos dentes chamada placa, que pode ser controlada com escovação diária e uso de fio dental, além de limpezas dentárias regulares. Contudo, se a placa se espalhar abaixo da linha da gengiva, as toxinas bacterianas irritam o tecido e causam uma resposta inflamatória crônica – mais conhecida como doença gengival.

Os pesquisadores acompanharam a saúde bucal de 84 adultos ao longo de seis meses – alguns fumantes, alguns usuários de cigarros eletrônicos e alguns não fumantes. No geral, eles descobriram que os vapers mostraram um microbioma oral único: era, potencialmente, mais saudável do que o dos fumantes, mas diferia do dos não fumantes. E os micróbios orais dos vapers pareciam mais os dos fumantes de várias maneiras.

Comparados aos não fumantes, tanto os fumantes quanto os vapers abrigaram maiores quantidades das bactérias Selenomonas, Leptotrichia e Saccharibacteria. Ao mesmo tempo, certas bactérias conhecidas por promover doenças gengivais – incluindo Fusobacterium e Bacteroides – eram particularmente abundantes na boca dos usuários de cigarros eletrônicos.

Fonte: mBio. DOI: 10.1128/mbio.00075-22.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários