Notícias de saúde

Uso diário de cigarro eletrônico está associado à maior cessação do tabagismo

13 de novembro de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores revelam que o uso diário de cigarros eletrônicos está associado a taxas mais altas de cessação do cigarro convencional entre adultos nos Estados Unidos. Este estudo, realizado com dados coletados entre 2014 e 2021, investigou como as características dos cigarros eletrônicos influenciam os comportamentos de cessação do tabagismo.

A análise incluiu 1985 adultos que fumavam cigarros diariamente e que usaram cigarros eletrônicos nos 30 dias anteriores ao estudo. Os participantes foram selecionados a partir da população civil não institucionalizada usando um design de amostragem estratificada em quatro estágios.

Os resultados mostraram que o uso diário de cigarros eletrônicos foi associado a uma maior taxa de cessação total do cigarro (12,8%) em comparação com o uso não diário (6,1%). Além disso, o uso de cigarros eletrônicos entre 2019 e 2021 também foi relacionado a taxas mais altas de cessação (12,0%) em comparação com os anos anteriores (5,3%).

O estudo também identificou que o uso de cigarros eletrônicos com sabor de mentol ou menta, em comparação com sabores de tabaco, estava associado a maiores taxas de cessação do cigarro (9,2% vs 4,7%) quando avaliado no início do estudo. No entanto, o tipo de dispositivo de cigarro eletrônico não mostrou associação significativa com as taxas de cessação.

Assim, o estudo indica que uso regular de cigarros eletrônicos, especialmente os com sabor de mentol ou menta, pode ajudar na cessação do cigarro convencional. A pesquisa destaca a importância de estudos focados em cigarros eletrônicos comercializados recentemente para orientar a regulamentação de produtos e decisões de políticas de saúde pública.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.23960.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários