Notícias de saúde

É muito alta a ocorrência de lesões oftalmológicas após um AVC

23 de abril de 2019 (Bibliomed). A incidência e a prevalência pontual de problemas visuais em sobreviventes de um acidente vascular cerebral (AVC) agudo são muito altas, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS ONE.

Pesquisadores britânicos usaram dados de triagem visual (avaliação da acuidade visual, campos visuais, alinhamento ocular, motilidade ocular, desatenção visual, e de percepção visual) de 1.033 pacientes (52% homens; média de idade, 73 anos) que foram submetidos a uma avaliação visual rotineira em um período médio de três dias e a uma avaliação visual completa no período médio de quatro dias após o acidente vascular cerebral (87% sendo um acidente vascular cerebral isquêmico).

Os pesquisadores descobriram que a incidência de novas sequelas visuais foi de 48% para todas as admissões e 60% entre os sobreviventes do AVC. Apenas 27% dos pacientes tiveram exames oftalmológicos normais. Em 73% dos pacientes com problemas visuais, as avaliações mostraram que 56% tinham visão central prejudicada, 40% tinham anormalidades dos movimentos oculares, 28% tinham perda de campo visual, 27% apresentavam desatenção visual, e 5% apresentavam distúrbios de percepção visual.

O estudo concluiu que a incidência e a prevalência pontual de problemas visuais no AVC agudo são extremamente altas, afetando mais da metade dos sobreviventes.

Fonte: PLoS ONE 14(3): e0213035. DOI: 10.1371/journal.pone.0213035.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários